Chile recebe veículos KLTV fabricados na Coreia

Chile recebe veículos KLTV fabricados na Coreia
Chile recebe veículos KLTV fabricados na Coreia (Foto: Reprodução / Defence Blog)

O Chile expandiu a frota de seu exército com a entrega de novos veículos Kia Light Tactical Vehicles (KLTVs) fabricados na Coreia do Sul, incluindo uma nova variante projetada para operações de comunicação.

+ Rússia apresenta drone kamikaze com alcance de mais de 100 km
+ Coreia do Norte apresenta sistema de lançamento com propósito desconhecido

Segundo informações do Defence Blog, que citou oficiais do Exército Chileno, a III Divisão de Montanha começou a receber os novos veículos KLTV280 4×4 em 22 de junho desse ano.

Esta variante, baseada na plataforma multiuso KLTV280, foi integrada às unidades de comunicação da divisão e será incluída no sistema conjunto de comando e controle do Chile.

Enquanto o KLTV280 também seja conhecido internamente na Coreia do Sul como veículo de observação K154, a versão chilena foi equipada com sistemas de comunicação de nível militar em vez de equipamento de observação avançado.

Com 4,9 metros de comprimento, 2,2 metros de largura e 2,3 metros de altura e chassi 4×4 de alta distância ao solo, o KLTV280 é ideal para operações off-road e em rotas estreitas nas montanhas.

O veículo é movido por um motor diesel de 225 cavalos de potência, acoplado a uma transmissão automática de 8 velocidades, capaz de atingir uma velocidade máxima de 130 km/h.

Os militares chilenos planejam usar o veículo para implantar rapidamente redes de comunicação em terrenos de alta altitude, incluindo a Cordilheira dos Andes.

“A introdução do KLTV não é apenas uma atualização técnica — ele aumentará a capacidade das forças de comunicação da III Divisão de Montanha”, disse um oficial do Exército Chileno.

“O KLTV oferece mobilidade, resiliência e flexibilidade. Está se tornando um equipamento essencial para soldados que operam em terrenos montanhosos.”

Foto: Reprodução / Defence Blog. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

Back to top